quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Marketing Narcisista

Conceito esclarecedor acerca de outras perspectivas (deturpadas) que o marketing tem e que consiste, sinteticamente, no seguinte: servirmo-nos do estudo do marketing e do estudo neurológico para se controlar a mente humana em prol das marcas/publicidade. Tipo fantoches.

Parece-me muitas vezes que de facto existe, em geral, uma ideia errada do marketing. Não só por este tipo de conceito, mas por ouvir diversas vezes, de diversas pessoas, que "isso é marketing", com conotações muitas vezes de "isso é vender um pente a um careca" ou "isso é criar necessidades". Não quer dizer que não exista, mas isso não é Marketing.

Ainda há pouco tempo, em conversa com um amigo, tocámos nesse ponto. As necessidades das pessoas são várias - ver Pirâmide Maslow. Não se limitam ao que é essencial para a sobrevivência do ser humano. Há outras necessidades, nomeadamente sociais. Que surgem pela evolução da própria sociedade. O papel essencial do marketing é perceber essa mesma evolução, e para isso não deve estar nunca dissociado da sociologia e do estudo do comportamento das pessoas. O objectivo será criar qualidade de vida e bem-estar, através desse reconhecimento, identificando necessidades e potenciando a criação de produtos e serviços. Estes, ao serviço da sociedade e das pessoas. Essa será, para mim, a responsabilidade fundamental que as marcas deveriam assumir.

Isso sim. É Marketing.

Fonte: Reinventing marketing

1 comentário:

  1. Ah ah !
    Com que então já entra o sr Maslow na conversa.
    Acho muito bem. É bom que as pessoas enquanto consumidores entendam o que significa "marketing". Por maioria de razão tb os profissionais em qualquer actividade. Desde os de areas da saúde aos do sector de electrodomésticos. Mas ainda há muitos anacronismos devidos a multiplos enganos e tentativas de negócios de ocasião à "boa" e antiga maneira de "feirantes". Qualquer actividade digna, para se iniciar e para se sustentar, tem que, necessáriamente, em minha opinião, recorrer a acções (avaliações, p. ex.,rudimentares que sejam) de marketing.
    Só mais uma achega. Há marcas que recorrem a especialistas, ou mesmo cientistas, de áreas das ciências humanas, p. ex., antropólogos, em áreas geográficas pré-determinadas com vista a desenvolverem novos produtos.
    xis

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